| Neurociência Cultura Educação |

| Neurociência Cultura Educação |

| Neurociência Cultura Educação |

Ensino e Aprendizado - 1º ao 5º

Comportamento, Linguagem, Alfabetização e Matemática

Ensino e Aprendizado - 1º ao 5º

Comportamento, Linguagem, Alfabetização e Matemática

Ensino e Aprendizado - 1º ao 5º

Comportamento, Linguagem, Alfabetização e Matemática

Mergulhe no estudo das Neurociências para compreender a origem do nosso comportamento motivado pessoal e social.

Descubra os mecanismos neurais e mentais dos fenômenos como a nossa linguagem verbal, nossa capacidade de leitura e escrita e nossa habilidade matemática.

Conheça e aplique métodos e atividades educativas práticas para favorecer o aprendizado de seus alunos.

Mergulhe no estudo das Neurociências para compreender a origem do nosso comportamento motivado pessoal e social.

Descubra os mecanismos neurais e mentais dos fenômenos como a nossa linguagem verbal, nossa capacidade de leitura e escrita e nossa habilidade matemática.

Conheça e aplique métodos e atividades educativas práticas para favorecer o aprendizado de seus alunos.

Mergulhe no estudo das Neurociências para compreender a origem do nosso comportamento motivado pessoal e social.

Descubra os mecanismos neurais e mentais dos fenômenos como a nossa linguagem verbal, nossa capacidade de leitura e escrita e nossa habilidade matemática.

Conheça e aplique métodos e atividades educativas práticas para favorecer o aprendizado de seus alunos.

sobre o conteúdo

sobre o conteúdo

sobre o conteúdo

Este curso é destinado a educadores do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental e tem o intuito de apresentar, discutir e aplicar atividades práticas e métodos pedagógicos para auxiliar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Todo o curso é embasado nos estudos de neurociências e de educação para apresentação dos mecanismos neurais e psicológicos envolvidos com o comportamento social e o aprendizado da linguagem, da leitura e escrita e da matemática básica.


Utiliza-se o material criado pelo projeto Synapse para sugestão das atividades e de como organiza-las e aplica-las de acordo com a necessidade de cada sala e de cada aluno, de maneira contextualizada com a realidade e desejos da população local.

Este curso é destinado a educadores do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental e tem o intuito de apresentar, discutir e aplicar atividades práticas e métodos pedagógicos para auxiliar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Todo o curso é embasado nos estudos de neurociências e de educação para apresentação dos mecanismos neurais e psicológicos envolvidos com o comportamento social e o aprendizado da linguagem, da leitura e escrita e da matemática básica.


Utiliza-se o material criado pelo projeto Synapse para sugestão das atividades e de como organiza-las e aplica-las de acordo com a necessidade de cada sala e de cada aluno, de maneira contextualizada com a realidade e desejos da população local.

Este curso é destinado a educadores do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental e tem o intuito de apresentar, discutir e aplicar atividades práticas e métodos pedagógicos para auxiliar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Todo o curso é embasado nos estudos de neurociências e de educação para apresentação dos mecanismos neurais e psicológicos envolvidos com o comportamento social e o aprendizado da linguagem, da leitura e escrita e da matemática básica.


Utiliza-se o material criado pelo projeto Synapse para sugestão das atividades e de como organiza-las e aplica-las de acordo com a necessidade de cada sala e de cada aluno, de maneira contextualizada com a realidade e desejos da população local.

conheça melhor quem criou o conteúdo

conheça melhor quem criou o conteúdo

conheça melhor quem criou o conteúdo

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Fabio Theoto Rocha

Fabio Theoto Rocha

Fabio Theoto Rocha

neurocienciaculturaeducacao@gmail.com

www.cienciaculturaeducacao.com.br

@NeurocienciaCulturaEducacao

neurocienciaculturaeducacao@gmail.com

www.cienciaculturaeducacao.com.br

@NeurocienciaCulturaEducacao

neurocienciaculturaeducacao@gmail.com

www.cienciaculturaeducacao.com.br

@NeurocienciaCulturaEducacao

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Bacharel em Linguística (1998-2001)

Neurofisiologia da Linguagem Oral

Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

Coordenador de Projeto Pedagógico (2002-2009)

Conteúdo e Tecnologia Educacional do 1º ao 5º Ano

Neurociência e Educação Inclusiva

Estudos em Inteligência Natural e Artificial - EINA

Doutor em Ciências (2005-2009)

Neurofisiologia da Linguagem Escrita e Dislexia

Patologia da Faculdade de Medicina da USP

Desenvolvimento Científico Regional Sergipe (2010-2016)

Projeto Synapse - Alfabetização e Matemática

Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação

Pós-Doc em Processamento de Sinais Neurais (2014-2016)

Mapeamento Cerebral e Cognição

Engenharia Elétrica da FEI

Pós-Doc em Neurociência e Educação (2017-2018)

Música e Alfabetização

Psicologia da Universidade de CAMBRIDGE - UK

Pós-Doc em Neurociência e Comportamento (2019-2021)

Neurociência Cultura Educação

Psicobiologia da UNIFESP

Professor Visitante em Neurociências (2022-2024)

Neurociência e Decisão, Neurociência e Educação

Centro de Matemática Computação Cognição UFABC

Bacharel em Linguística (1998-2001)

Neurofisiologia da Linguagem Oral

Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

Coordenador de Projeto Pedagógico (2002-2009)

Conteúdo e Tecnologia Educacional do 1º ao 5º Ano

Neurociência e Educação Inclusiva

Estudos em Inteligência Natural e Artificial - EINA

Doutor em Ciências (2005-2009)

Neurofisiologia da Linguagem Escrita e Dislexia

Patologia da Faculdade de Medicina da USP

Desenvolvimento Científico Regional Sergipe (2010-2016)

Projeto Synapse - Alfabetização e Matemática

Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação

Pós-Doc em Processamento de Sinais Neurais (2014-2016)

Mapeamento Cerebral e Cognição

Engenharia Elétrica da FEI

Pós-Doc em Neurociência e Educação (2017-2018)

Música e Alfabetização

Psicologia da Universidade de CAMBRIDGE - UK

Pós-Doc em Neurociência e Comportamento (2019-2021)

Neurociência Cultura Educação

Psicobiologia da UNIFESP

Professor Visitante em Neurociências (2022-2024)

Neurociência e Decisão, Neurociência e Educação

Centro de Matemática Computação Cognição UFABC

Bacharel em Linguística (1998-2001)

Neurofisiologia da Linguagem Oral

Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

Coordenador de Projeto Pedagógico (2002-2009)

Conteúdo e Tecnologia Educacional do 1º ao 5º Ano

Neurociência e Educação Inclusiva

Estudos em Inteligência Natural e Artificial - EINA

Doutor em Ciências (2005-2009)

Neurofisiologia da Linguagem Escrita e Dislexia

Patologia da Faculdade de Medicina da USP

Desenvolvimento Científico Regional Sergipe (2010-2016)

Projeto Synapse - Alfabetização e Matemática

Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação

Pós-Doc em Processamento de Sinais Neurais (2014-2016)

Mapeamento Cerebral e Cognição

Engenharia Elétrica da FEI

Pós-Doc em Neurociência e Educação (2017-2018)

Música e Alfabetização

Psicologia da Universidade de CAMBRIDGE - UK

Pós-Doc em Neurociência e Comportamento (2019-2021)

Neurociência Cultura Educação

Psicobiologia da UNIFESP

Professor Visitante em Neurociências (2022-2024)

Neurociência e Decisão, Neurociência e Educação

Centro de Matemática Computação Cognição UFABC

Currículo Latttes, clique aqui.

Currículo Latttes, clique aqui.

Currículo Latttes, clique aqui.

Todo o curso é online com

12 vídeo-conferências

ao vivo com duas horas

de duração cada

com turmas limitadas.

Todo o curso é online com

12 vídeo-conferências

ao vivo com duas horas

de duração cada

com turmas limitadas.

Todo o curso é online com

12 vídeo-conferências

ao vivo com duas horas

de duração cada

com turmas limitadas.

Todas as 24hs dos encontros são gravadas e disponibilizadas aos participantes juntamente com os slides das apresentações e textos explicativos.

Todas as 24hs dos encontros são gravadas e disponibilizadas aos participantes juntamente com os slides das apresentações e textos explicativos.

Todas as 24 dos encontros são gravadas e disponibilizadas aos participantes juntamente com os slides das apresentações e textos explicativos.

Conteúdos

Conteúdos

Conteúdos

O curso contempla encontros online (lives) com seu conteúdo organizado da seguinte maneira:


Neurociência e Educação


1º Encontro - Apresenta o conhecimento da neurociência acerca do cérebro e da mente humana e sua capacidade de observar e compreender o mundo, assim como de se comunicar em um ambiente social para o seu aprendizado e busca do seu bem-estar. Discute-se como promover um desenvolvimento global dos alunos considerando-se seu comportamento pessoal e social assim como suas habilidades cognitivas e criativas.


Aprendizado e Memória


2º Encontro - Apresenta a neurociência do aprendizado e da memória e como esses conhecimentos podem auxiliar no planejamento pedagógico do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Apresenta-se os fenômenos de memória semântica e de memória episódica e discute-se como desenvolver essas habilidades com um projeto de ensino alinhado com a realidade, as necessidades e desejos dos alunos.


3º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir um projeto pedagógico e atividades que possam desenvolver o aprendizado e favorecer a sua memória.


Neurociência do Comportamento


4ºEncontro - Apresenta a psicobiologia do comportamento humano motivado e como esse conhecimento pode auxiliar no processo de ensino-aprendizado.


5º Encontro - Discute-se como a evolução da vida gerou as emoções conscientes e com elas um comportamento motivado para o organismo buscar seu bem-estar em um ambiente social econômico, moral e político.


6º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades do comportamento sensório-motor e social.


Neurociência da Linguagem


7º Encontro - Apresenta a neurofisiologia da linguagem oral e escrita assim como os mecanismos neurais responsáveis pela leitura e pela dislexia.


8º Encontro - Procura-se discutir como desenvolver a habilidade de comunicação e linguagem dos alunos tanto para compreensão do mundo quanto para criação de suas próprias ideias.


9º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades de linguagem oral e escrita, contextualizadas em um projeto de ensino interdisciplinar.


Neurociência da Matemática



10º Encontro - Apresenta a neurofisiologia da aritmética básica e como o cérebro evoluiu para saber contar, calcular e planejar suas ações dentro de um espaço e de um tempo que devem ser quantificados e comparados.


11º Encontro - Dessa forma, discute-se como desenvolver as habilidades matemáticas básicas envolvendo todas as grandezas, inclusive a moeda.


12º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades de aritmética básica assim como de geometria, contextualizadas em um projeto de ensino interdisciplinar.

O curso contempla encontros online (lives) com seu conteúdo organizado da seguinte maneira:


Neurociência e Educação


1º Encontro - Apresenta o conhecimento da neurociência acerca do cérebro e da mente humana e sua capacidade de observar e compreender o mundo, assim como de se comunicar em um ambiente social para o seu aprendizado e busca do seu bem-estar. Discute-se como promover um desenvolvimento global dos alunos considerando-se seu comportamento pessoal e social assim como suas habilidades cognitivas e criativas.


Aprendizado e Memória


2º Encontro - Apresenta a neurociência do aprendizado e da memória e como esses conhecimentos podem auxiliar no planejamento pedagógico do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Apresenta-se os fenômenos de memória semântica e de memória episódica e discute-se como desenvolver essas habilidades com um projeto de ensino alinhado com a realidade, as necessidades e desejos dos alunos.


3º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir um projeto pedagógico e atividades que possam desenvolver o aprendizado e favorecer a sua memória.


Neurociência do Comportamento


4ºEncontro - Apresenta a psicobiologia do comportamento humano motivado e como esse conhecimento pode auxiliar no processo de ensino-aprendizado.


5º Encontro - Discute-se como a evolução da vida gerou as emoções conscientes e com elas um comportamento motivado para o organismo buscar seu bem-estar em um ambiente social econômico, moral e político.


6º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades do comportamento sensório-motor e social.


Neurociência da Linguagem


7º Encontro - Apresenta a neurofisiologia da linguagem oral e escrita assim como os mecanismos neurais responsáveis pela leitura e pela dislexia.


8º Encontro - Procura-se discutir como desenvolver a habilidade de comunicação e linguagem dos alunos tanto para compreensão do mundo quanto para criação de suas próprias ideias.


9º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades de linguagem oral e escrita, contextualizadas em um projeto de ensino interdisciplinar.


Neurociência da Matemática



10º Encontro - Apresenta a neurofisiologia da aritmética básica e como o cérebro evoluiu para saber contar, calcular e planejar suas ações dentro de um espaço e de um tempo que devem ser quantificados e comparados.


11º Encontro - Dessa forma, discute-se como desenvolver as habilidades matemáticas básicas envolvendo todas as grandezas, inclusive a moeda.


12º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades de aritmética básica assim como de geometria, contextualizadas em um projeto de ensino interdisciplinar.

O curso contempla encontros online (lives) com seu conteúdo organizado da seguinte maneira:


Neurociência e Educação


1º Encontro - Apresenta o conhecimento da neurociência acerca do cérebro e da mente humana e sua capacidade de observar e compreender o mundo, assim como de se comunicar em um ambiente social para o seu aprendizado e busca do seu bem-estar. Discute-se como promover um desenvolvimento global dos alunos considerando-se seu comportamento pessoal e social assim como suas habilidades cognitivas e criativas.


Aprendizado e Memória


2º Encontro - Apresenta a neurociência do aprendizado e da memória e como esses conhecimentos podem auxiliar no planejamento pedagógico do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. Apresenta-se os fenômenos de memória semântica e de memória episódica e discute-se como desenvolver essas habilidades com um projeto de ensino alinhado com a realidade, as necessidades e desejos dos alunos.


3º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir um projeto pedagógico e atividades que possam desenvolver o aprendizado e favorecer a sua memória.


Neurociência do Comportamento


4ºEncontro - Apresenta a psicobiologia do comportamento humano motivado e como esse conhecimento pode auxiliar no processo de ensino-aprendizado.


5º Encontro - Discute-se como a evolução da vida gerou as emoções conscientes e com elas um comportamento motivado para o organismo buscar seu bem-estar em um ambiente social econômico, moral e político.


6º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades do comportamento sensório-motor e social.


Neurociência da Linguagem


7º Encontro - Apresenta a neurofisiologia da linguagem oral e escrita assim como os mecanismos neurais responsáveis pela leitura e pela dislexia.


8º Encontro - Procura-se discutir como desenvolver a habilidade de comunicação e linguagem dos alunos tanto para compreensão do mundo quanto para criação de suas próprias ideias.


9º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades de linguagem oral e escrita, contextualizadas em um projeto de ensino interdisciplinar.


Neurociência da Matemática



10º Encontro - Apresenta a neurofisiologia da aritmética básica e como o cérebro evoluiu para saber contar, calcular e planejar suas ações dentro de um espaço e de um tempo que devem ser quantificados e comparados.


11º Encontro - Dessa forma, discute-se como desenvolver as habilidades matemáticas básicas envolvendo todas as grandezas, inclusive a moeda.


12º Encontro - Oficina de Trabalho para se discutir atividades que explorem as habilidades de aritmética básica assim como de geometria, contextualizadas em um projeto de ensino interdisciplinar.

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Os encontros online ocorrem

duas vezes na semana com

Os encontros online ocorrem

duas vezes na semana com

Os encontros online ocorrem

duas vezes na semana com

turmas às Segundas e Quartas e

turmas às Terças e Quintas

turmas às Segundas e Quartas e

turmas às Terças e Quintas

turmas às Segundas e Quartas e

turmas às Terças e Quintas

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Horário: das 19:00 às 21:00

Horário: das 19:00 às 21:00

Horário: das 19:00 às 21:00

aproveite o conteúdo em qualquer dispositivo e tenha acesso ao material para download.

aproveite o conteúdo em qualquer dispositivo e tenha acesso ao material para download.

aproveite o conteúdo em qualquer dispositivo e tenha acesso ao material para download.

seu dinheiro de volta sem perguntas até 7 dias após o início.

seu dinheiro de volta sem perguntas até 7 dias após o início.

seu dinheiro de volta sem perguntas até 7 dias após o início.

por apenas

por apenas

por apenas

R$ 360,00

R$ 360,00

R$ 360,00

R$ 540,00

R$ 540,00

R$ 540,00

pagamento 100% seguro com acesso imediato

pagamento 100% seguro com acesso imediato

pagamento 100% seguro com acesso imediato

copyright © Neurociência Cultura Educação

todos os direitos reservados.

copyright © Neurociência Cultura Educação

todos os direitos reservados.

copyright © Neurociência Cultura Educação

todos os direitos reservados.